PLANTAS MEDICINAIS E SEUS BENEFÍCIOS
INTRODUÇÃO
A atividade foi pensada em duas etapas. Na primeira etapa: os pais receberam breves informações de plantas comuns de serem encontradas em Laranjeiras, e, em seguida, gravaram um vídeo mostrando e explicando para seus filhos as características e capacidades da planta. Na segunda etapa, foi criada uma roda com os alunos em sala de aula para que eles pudessem saborear uma receita com duas das plantas medicinais (Limão e capim santo).
OBJETIVO
Desenvolver através da atividade a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem de seus filhos sobre as plantas medicinais e seus benefícios, bem como fazer as crianças terem contato com estas plantas de maneira simples e divertida.
Autoras
Prof.ª Maria Rozivalda Rodrigues Santos
Auxiliar Josilene Bispo Santo
Turma
Maternal II D - 3 anos
Palavras-chave
Ludicidade; Educação Infantil; Ensino e aprendizagem.
RESULTADOS
A inclusão dos pais foi muito boa para a atividade, uma vez que as crianças obtiveram conhecimento de plantas que estão presentes em seu cotidiano, por intermédio de seus pais, que são a fonte mais confiável que uma criança tem em seus primeiros anos de vida. Com isto, foi fácil fazer com que as crianças provassem o suco ou os chás feitos com plantas medicinais. A degustação foi realizada em sala de aula de forma satisfatória, proporcionando aprendizado sobre o senso comum e o conhecimento cientifico.
CONCLUSÕES
A atividade mostrou-se promissora, pois os pais estavam comprometidos e as crianças gostaram do que foi feito. Atividades desse tipo proporcionam a preservação dos valores do senso comum, bem como a transmissão de conhecimento de pais para filhos.
Imagem 1: Família e escola
Fonte: Autoras, 2023
Imagem 2: Execução da atividade
Fonte: Autoras, 2023